É uma data para lembrar da importância de quem movimenta a economia, gera empregos, mantém empresas abertas todos os dias e, por isso, precisa sempre receber o melhor atendimento.
Você sabia que o Dia do Consumidor, em 15 de março, é uma das datas mais importantes para o varejo digital? Ficando atrás somente da Black Friday para lojas de e-commerce. Isso mesmo, apesar de muito forte em lojas físicas, o e-commerce também é muito favorecido nesta data. E, muito mais do que promover ofertas, é hora de estreitar o relacionamento de respeito com o consumidor, especialmente, com a expansão das lojas virtuais e compras online, que trouxeram novas formas de atendimento aos clientes. “É o momento de criar um relacionamento com o cliente que poderá durar o ano inteiro”, afirma Alessandra Lemos Fernandes, consultora de marketing e executive head da Ser Mídia. “É também uma excelente oportunidade para colocar em prática uma estratégia de marketing digital para datas comemorativas”, observa.
Segundo a consultora, o atendimento ao cliente precisa estar presente em todas as etapas da compra, inclusive no momento do convencimento ao cliente sobre ele estar fazendo a melhor escolha de produtos e serviços com a sua empresa. De acordo com dados do Google Survey, ter uma experiência mobile negativa resulta em 62% menos chances de um cliente comprar a sua marca novamente. “O momento do atendimento também é o de maior aprendizado, no qual sua empresa poderá identificar quais pontos precisa melhorar, seja na comunicação ou na logística, para as próximas datas comemorativas de vendas”, observa.
Em datas especiais como o Dia do Consumidor, aumentam as buscas por informações e auxílio do SAC, seja via telefone, redes sociais ou chats. Será que não vale a pena investir em uma equipe de chatbots para lidar com dúvidas e possíveis reclamações?
“Construa campanhas personalizadas, faça um estudo das redes sociais de sua empresa para entender tráfegos de compra e como seus seguidores interagem com sua marca. Aproveite o momento para se aproximar daqueles que te seguem, mas ainda não efetuaram uma compra”, sugere.
Alessandra Lemos reafirma que o Dia do Consumidor é todos os dias e é muito mais do que um simples relacionamento de compra e venda. “É preciso estar atento às novidades do mundo digital pelo qual o consumidor navega todos os dias para manter sempre o melhor padrão de atendimento e não ser deixado para trás por uma concorrência mais moderna e digital”, afirma.
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